Manter-se atualizado com as tendências do mercado é fundamental para o profissional de qualquer área. Com a eletrônica não é diferente, ao contrário, é ainda mais indispensável sendo uma área tão dinâmica. Além de conhecer as tendências, feiras de negócios são ambientes muito favoráveis ao desenvolvimento de novos contatos e negócios. Por isso, listamos aqui algumas das feiras mais importantes do setor, eventos que reúnem os principais nomes e tendências do segmento.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de feiras tradicionalmente conhecidas do mundo da eletrônica. Contudo, ainda há centenas de outras exposições na área, principalmente eventos de similar importância de setores específicos como equipamentos para segurança, radiodifusão, telecomunicações, mineração, etc.

– IFA

Umas das principais feiras de tecnologia do mundo, a IFA é uma exposição anual bastante tradicional na Europa e atrai cerca de 240 mil visitantes de mais de 100 países. Ocorre normalmente no mês de setembro, reunindo as tendências do mercado tecnológico e também os principais nomes do setor da eletrônica e das comunicações.
Onde: Berlim, Alemanha
Quando: setembro

– CES

A International Consumer Eletronics Show é considerada o maior evento mundial para o consumo de tecnologias. Abrange setores diversos como áudio e vídeo, redes wirelless, jogos de alto rendimento, tecnologia para veículos, entre outros. Acontece anualmente nos EUA, sendo considerada a maior feira da América.
Onde: Las Vegas, EUA.
Quando: Janeiro

– Hong Kong Eletronics Fair

É conhecida uma das maiores feiras de eletrônicos do continente asiático. Ocorre normalmente duas vezes ao ano, sendo uma boa oportunidade para os fabricantes chineses que atraem empresas visitantes de todo o mundo que têm interesse nos seus produtos eletrônicos.
Onde: Hong Kong, China
Quando: Abril e Outubro

– FIEE

A Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação já prevê sua 29a edição em 2016. Apresenta cerca de 700 expositores nacionais e internacionais, reunindo profissionais de 60 países diferentes, além de palestras e workshops sobre temas como eficiência energética e a indústria do futuro.
Onde: Anhembi – São Paulo, Brasil
Quando: Março

– Eletrolar Show

É um evento que aproxima a indústria e o varejo de produtos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, móveis e TI. É uma das feiras que mais cresce no país e em sua décima edição apresentou mais de 29 mil visitantes e 10 mil produtos. Considerada a maior feira de bens de consumo da América Latina.
Onde: Transamerica – São Paulo, Brasil
Quando: Julho

– Futurecom

Tem como objetivo reunir as forças do mercado TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), oferecendo um ambiente estimulante para o desenvolvimento de negócios e networking. Ocorre anualmente e recebe cerca de 15 mil visitantes e 350 expositores, sendo o maior evento da área na América Latina. Conta também com diversas palestras e painéis de debate sobre as tendências do mercado.
Onde: Transamerica – São Paulo, Brasil
Quando: Outubro

– Expose

Também de grande relevância para o mercado da América Latina, a Exposec – International Security Fair é uma grande vitrine tecnológica nos segmentos de segurança particular, patrimonial e empresarial. Apresenta um público de aproximadamente 40 mil profissionais do setor, sendo uma das principais feiras anuais do país.
Onde: São Paulo, Brasil
Quando: Maio

Com certeza, você já participou de outras feiras que possuem grande relevância para a comunidade de eletrônica no Brasil e no mundo. Compartilhe conosco nos comentários a sua experiência.