Saiba como dispositivos fáceis de serem encontrados no mercado podem nos ajudar a proteger nossos aparelhos eletrônicos de variações na tensão elétrica.

Necessidade e proteção de eletrônicos 

É fato que os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais, em quantidade e funcionalidades, presentes no nosso dia-a-dia para nos auxiliar nas tarefas e facilitar nossas atividades.

Talvez por isso, frequentemente investimos em novidades do mundo eletrônico. Queremos uma televisão com melhor definição, um computador mais eficiente, um celular com maior interatividade, um novo modelo de videogame ou uma geladeira com maior eficiência energética.

Sabemos que, para chegar até as nossas tomadas, a energia elétrica percorre longas distâncias. E, mesmo que isso seja planejado para ocorrer de forma ininterrupta, com o aumento dos usuários e da quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos, a rede elétrica sofre algumas oscilações de tensão, blecautes, curto-circuitos, entre outros.

Tais eventos são ainda potencializados pela falta de manutenção das redes, de seus cabos e transformadores, falta de aterramento e por fiações mal projetadas que podem causar danos aos nossos aparelhos eletrônicos.

Alguns desses eventos são bruscos e perceptíveis enquanto outros ocorrem sem a nossa percepção. Por isso, e devido à quantidade de equipamentos que deixamos conectados nas tomadas, devemos estar atentos aos prejuízos que podem gerar aos nossos equipamentos.

As redes de energia elétrica entregam aos estabelecimentos energia com tensão de 110V e 220V em corrente alternada. Um computador, por exemplo, funciona com essa tensão mas seus componentes operam com tensões diferentes, entre 3V e 12V. Para isso, eles possuem uma fonte de alimentação, que realiza essa transformação necessária ao abastecimento de cada componente de acordo com as leis da eletrônica.

Logo, as variações bruscas de tensão podem acarretar problemas e até queimar o aparelho ou seus periféricos.

Exemplos dessas variações podem ser: uma sobretensão (elevação brusca), uma subtensão (diminuição brusca), quedas de tensão (falta de energia por determinado tempo) e picos de tensão (variações em curtos períodos).  

Devido a esses possíveis eventos, existem atualmente no mercado produtos que nos auxiliam na proteção dos nossos aparelhos eletrônicos como os filtros de linha, estabilizadores de tensão e nobreaks. Não sabe a diferença entre eles? Confira abaixo.

  • Filtros de linha

Filtros de linha são feitos para eliminar ou reduzir os ruídos da rede elétrica, na tentativa de evitar problemas ao funcionamento normal do seu computador, a queima de componentes, perda de dados, etc. Além disso, protege contra curto-circuitos e ainda aumenta a quantidade de tomadas disponíveis para conectarmos nossos aparelhos eletrônicos.

É importante lembrar que algumas opções do mercado são apenas extensões, que aumentam o alcance e a disponibilidade de tomadas, mas não possuem componentes que filtram eventuais picos de tensão e outras interferências. Portanto, esteja atento às opções que encontrar, verificando suas funcionalidades. Verifique também o nível de absorção de energia que o filtro  de linha suporta, um valor de absorção maior implica em um limite maior contra picos de energia sem gerar danos.

  • Estabilizadores

São equipamentos comuns que se destinam a regular a tensão elétrica recebida e transmitir ao computador, por exemplo, em nível adequado e constante, evitando problemas de sobretensão e subtensão.

Essa correção feita pelos estabilizadores é importante para evitar que os componentes dos equipamentos queimem.

  • Nobreaks

Os UPS (Uninterruptable Power Supply) são como pequenas unidades de fornecimento de energia para seus equipamentos eletrônicos. Muito utilizados em computadores, oferecem proteção total contra interrupções de energia elétrica, ruídos, blecautes, etc.

Alguns permitem que um computador continue funcionando por poucos minutos, para que se possa desligá-lo corretamente, e outros nobreaks possuem maior autonomia – o que dependerá da potência de sua bateria e da quantidade de aparelhos eletrônicos ligados à ele.

—-

Essas são algumas maneiras e indicações do Eletrônica S/A para você que ainda não possui um dispositivo para proteger seus aparelhos eletrônicos. Esperamos que esse post tenha sido útil e que você continue nos acompanhando para ler sobre novas dicas!