Certamente você já ouviu falar em IoT — Internet of Things —  que nós, brasileiros, conhecemos também como Internet das Coisas. Este é um dos segmentos que mais vêm crescendo e revolucionando o nosso mundo. É como se o futuro estivesse chegando cada dia mais perto de nós.

Seu princípio básico está ligado a conectar as coisas do mundo real com o mundo virtual, o que pode tornar nossos equipamentos eletrônicos ainda mais funcionais. A radio frequência (RFID) e a internet são as grande facilitadoras desse processo e as possibilidades são inúmeras, sendo que algumas delas já conquistaram de vez o público enquanto muitas outras ideias ainda podem ser desenvolvidas.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir que tipos de oportunidades a IoT trouxe para a sua casa? Confira o post a seguir!

1. Segurança

Nos dias de hoje, proteger seu patrimônio e sua família está entre as prioridades da grande maioria das pessoas. Infelizmente, a insegurança é uma realidade para os brasileiros e os índices de assaltos, furtos, sequestros e outros crimes estão cada vez maiores e mais assustadores.
Portanto, nada melhor do que utilizar as facilidades da eletrônica com a IoT para se sentir mais seguro. Entre as principais opções que podem ser instaladas na sua residência estão as câmeras de monitoramento e  as fechaduras inteligentes. Com elas você poderá monitorar 24 horas a movimentação do local através do seu smartphone — sem contar que o acesso por biometria dispensa a necessidade de carregar chaves para todo lado!

2. Climatização

Você gosta de manter o clima da sua casa agradável e aconchegante? Então não precisa mais se preocupar com os detalhes para garantir isso. Basta instalar um sistema que controle seus objetos e equipamentos de maneira inteligente, se adequando a sua rotina e preferências.

Por exemplo, programe para que as suas cortinas e/ou persianas abram e fechem em certos horários para aproveitar a luz do sol, iluminando e aquecendo a casa. Então, você pode estabelecer ainda uma hora para que o ar condicionado seja ligado mesmo que você não esteja presente, para que os cômodos já estejam mais aquecidos ou frescos quando você chegar.

Inclua nas possibilidades de climatização a instalação de pisos climatizados, o que é ótimo para regiões muito frias já que você pode aquecê-lo para andar sem sapato em casa tranquilamente!

3. Conectividade

A possibilidade de conectar os seus aparelhos é um dos grandes benefícios da IoT. Antigamente, cada um deles ficava restrito as suas funções mais específicas e o celular servia para fazer chamadas, a geladeira para refrigerar os alimentos e a televisão para assistir aos programas transmitidos, por exemplo.

Hoje, as oportunidades se multiplicaram e a conectividade integra muitos serviços diferentes. Com a internet sem fio distribuída por toda a casa, muitos objetos conseguem “conversar” entre si deixando a sua vida muito mais simples. Já pensou que do seu trabalho você pode acionar o forno para esquentar o jantar e comê-lo assim que chegar? Ou que a sua geladeira pode avisar se algum produto já passou da validade? Sim, isso é possível!

4. Entretenimento

Nada de ficar procurando discos, cabos ou aparelhos para dar uma festa ou assistir um filme com os amigos em casa. Com um sistema de áudio e vídeo com funcionalidades proporcionadas pela IoT, o seu entretenimento pode ser resolvido com poucos cliques.

Acesse a música, filme ou série que você deseja (que você estar nos seus arquivos pessoais ou via streaming) e coloque tudo para funcionar de uma vez só: televisão, home theater, projetor, som, etc. Se ainda preferir, as cortinas podem fechar no mesmo momento para garantir a luminosidade ideal para a situação.

5. Sustentabilidade

Para que as soluções fossem ainda melhores, só faltava que elas fossem sustentáveis e econômicas! Até porque, ao adquirir um produto ou um sistema para suas residências, é bastante provável que as pessoas façam uma análise de custo-benefício para saber se o investimento vale a pena, não é mesmo?Logo, contar com esses benefícios faz com que essas tecnologias se tornem ainda mais atrativas. A possibilidade de ligar e desligar de forma remota os seus equipamentos eletrônicos, luzes, entre outros, contribui para que você consiga economizar energia e deixar sua casa mais sustentável.

Muitas empresas também oferecem — principalmente junto com o sistema de iluminação inteligente — a instalação de lâmpadas de LED com dimerização, o que é capaz de favorecer ainda mais a economia de energia (e de dinheiro).

Enfim, são muitas as alternativas que a Internet das Coisas vêm apresentando ao mercado nos últimos anos. E a vantagem disso é que os produtos estão se popularizando e o “futuro” parece cada vez mais próximo de nós, oferecendo facilidades que antes seriam inimagináveis!

Viu como as oportunidades da IoT podem trazer ainda mais conforto e praticidade para a sua vida? O surgimento da eletrônica foi um dos primeiros passos para esse mundo que tem sido transformado a cada dia, por isso todas essas tecnologias apresentam um circuito eletrônico. Mas se você ainda não sabe o que isso significa, confira nosso post sobre o assunto para aprender.