Feiras de negócios são eventos importantes no calendário de qualquer setor da economia. Nacionais ou internacionais, há sempre diversos eventos que buscam reunir empresários, profissionais e clientes de uma mesma área.

No Brasil, segundo a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras), são realizadas mais de 2.220 feiras de negócios por ano. São Paulo, por sua vez, é a cidade que mais recebe esse tipo de evento, movimentando bilhões de reais anualmente.
Apesar de importantes para a promoção comercial, nem todas as empresas conseguem se organizar para participar de tais exposições. O investimento costuma ser bastante alto. São muitos custos envolvendo a estrutura, logística, organização do evento, material de marketing, despesas com a equipe, etc.

Portanto, antes de tudo, faça um bom planejamento e selecione os eventos que você tem interesse e que estão dentro do seu orçamento. Se ainda não puder participar como expositor, visitas direcionadas também podem render bons frutos.

Afinal, feiras de negócios são boas oportunidades de mostrar o seu negócio e entender melhor o mercado. Saiba mais sobre 5 motivos para participar delas:

1 – VISIBILIDADE

Participar de um determinado mercado também é mostrar a ele que você está ali, entre os principais. Feiras são como uma chance de reforçar a imagem do seu negócio. Por isso, é importante que se tenha cuidado com a forma de apresentação da sua equipe, dos seus produtos e do seu material de marketing. Tenha um bom planejamento e preste atenção mesmo nos detalhes.

2 – NETWORKING

Sendo uma reunião de pessoas de um mesmo meio, é também o momento para conhecer novas pessoas e estreitar relacionamentos profissionais. Então, aproveite o tempo para ser expositor e visitante. Vá a outros estandes, encontre colegas de trabalho, troque cartões de visita, convide as pessoas para visitá-lo: relacione-se.

3 – DE OLHO NAS TENDÊNCIAS DO MERCADO

Como visitante e não só expositor, visite a feira de fato. Veja o que seus concorrentes estão projetando, ouça mais sobre as novas tendências da área, fique de olho no futuro. A maioria das pessoas que estão ali entendem do assunto e querem demonstrar o que sabem de melhor e mais recente, faça uma pesquisa de mercado. Trace suas prioridades no seu tempo disponível e não deixe de estar atento aos outros expositores e possíveis palestras e reuniões que ocorrem concomitantemente. É um modo de ajudar a direcionar os seus próximos planos.

4 – ENCONTRE PARCEIROS

A reunião permitirá que você conheça novas empresas e oportunidades. Fornecedores, representantes, revendedores, associações comerciais, grupos de exportação e importação… Encontre parceiros diferenciados e construa relações vantajosas para ambas as partes.

5 – VENDA!

Afinal de contas, o objetivo do investimento é esse! Receba bem antigos e novos clientes, explique sobre os seus produtos, seus benefícios e aplicações. Venda o seu peixe. E aproveite também para obter um feedback instantâneo sobre seus pontos fortes e fracos. Volte na próxima oportunidade com os obstáculos superados e novas ideias!

Por fim, não caia no erro comum de voltar do evento e arquivar todo o seu material. Reveja os contatos estabelecidos, reforce seus relacionamentos e crie novas oportunidades. O balanço final pós-feira também é parte da sua participação e pode garantir maior sucesso aos seus negócios.