Já pensou em abrir sua própria empresa? Essa não é uma decisão fácil de ser tomada, mas o Eletrônica S/A tem 5 sugestões de ideias que você deve ter em mente antes disso.

1. DEFINA E PLANEJE SEU NEGÓCIO

É importante que você saiba definir qual a ideia que pretende transformar em um negócio. Para fazer uma pesquisa de mercado e analisar as oportunidades, você deve ter definido o que pretende fazer para ver se é viável, quanto pode custar, quais serão as suas necessidades, as leis que deve seguir, etc.

Isso quer dizer que você também deve se conhecer e, sabendo das suas competências, separar as tarefas que precisará contar com a ajuda de outras pessoas.

Quanto mais informado e consciente você estiver, isso poderá resultar na minimização dos riscos de se abrir um novo empreendimento.

A elaboração de um Plano de Negócios é um passo bastante comum que pode te auxiliar a ter uma visão mais completa da sua ideia. Para isso, você pode contar com o apoio de consultores, de instituições especializadas (como o Sebrae) ou até mesmo de conteúdos via internet.

2. ANALISE SEUS CONCORRENTES E O SEU SETOR

Antes de entrar em um mercado é necessário entender um pouco melhor como ele funciona. Pesquise sobre as empresas que prestam o mesmo serviço que você ou fabricam o mesmo produto – ou semelhantes.
Analise as estratégias da sua concorrência (de venda, de marketing, de preço, de logística, etc), seus pontos fortes e fracos. Essa pesquisa mercadológica o ajudará a tomar algumas decisões sobre o seu próprio negócio, assim como saber identificar e definir o seu diferencial – ele será o ponto mais importante para gerar valor ao cliente e conquistá-lo.

3. INTERAJA COM SEU MERCADO

Conhecer o mercado consumidor é muito importante. Faça cursos, visite feiras e eventos, procure contatos, converse com as pessoas, pesquise na internet, esteja presentes nas redes socais. Pense como um consumidor do seu produto e procure estar sempre atento às tendências da sua área. Se você não conhece seu cliente é mais difícil chegar até ele.

4. MONTE UMA BOA EQUIPE

Empreender na maioria das vezes não é uma atividade individual, pois provavelmente o seu negócio vai depender de habilidades além das que você possui. Por mais multifuncional que você seja, abrir uma empresa depende de tantos fatores que talvez seja melhor encontrar pessoas com capacidades complementares às suas.

Seja na área de vendas, de marketing ou contabilidade, procure por profissionais com ideais semelhantes, que entenda seus objetivos e te ajude a alcançá-los. Agregue confiança e competências mesmo que em uma equipe reduzida.

5. PROCURE INSPIRAÇÃO SEMPRE

Busque informações sobre sua área constantemente, e, além disso, sobre outros assuntos como empreendedorismo, incentivos a novas ideias, modelos de negócios, referências de sucesso.
Através de cursos, palestras, mentorias, livros e até mesmo de alguns minutos na internet você pode encontrar dicas valiosas. Esteja motivado e cercado de boas inspirações – histórias de sucesso também têm suas fases difíceis, não desista na primeira dificuldade.


Além dessas sugestões, você pode ler nossos posts sobre aceleradoras e incubadoras de negócios para entender melhor como essas instituições podem te ajudar a desenvolver a sua empresa.